Quem somos

Produtor especializado em papel de alta gramagem

Reconhecida Internacionalmente como um produtor especializado em papel de alta gramagem

Design e desenvolvimento, produção e qualidade

Com mais de 300 anos de história, a Prado-Cartolinas da Lousã soube adaptar-se aos inúmeros desafios empresarias. Aqui vive-se a cultura do papel, da transmissão do saber-fazer às novas gerações de papeleiros, com recurso às tecnologias mais avançadas e a rigorosos métodos de controlo de qualidade dos nossos produtos. 

A Prado-Cartolinas da Lousã é uma empresa portuguesa, localizada na Lousã, que opera num mercado global. A empresa é reconhecida internacionalmente por ser um produtor especializado em papel de alta gramagem com uma gama de produtos ajustada às exigências do mercado.

Identidade

Papers you can trust

Desenvolvemos e produzimos uma ampla gama de produtos para diferentes aplicações e segmentos de mercado. Em todos os nossos produtos está refletida esta filosofia: Papers you can trust. É um compromisso assumido perante o mercado, mas igualmente um incentivo interno no sentido da melhoria contínua, no design e desenvolvimento de produtos cada vez mais alinhados com a satisfação das necessidades dos nossos clientes.

Este compromisso de marca, reflete para além da qualidade e regularidade dos nossos produtos, a vontade em manter relações comerciais confiáveis e estáveis, com serviços de excelência (fiabilidade da entrega, assistência pós-venda p.ex.) e assentes na estabilidade dos preços praticados.

Factos e números

Desde 1716

fabricamos papel

Líder Ibérico

na produção de cartolinas

88% da produção

para exportação em 2017

45 Países

presença global

Valores

Satisfação das partes interessadas

  • Estabelecer parcerias sólidas e profícuas.
  • Rigoroso cumprimento dos princípios éticos e de compromisso no exercício da sua atividade.

Valorização e respeito pelas pessoas

  • As pessoas como um pilar de sucesso da empresa.
  • Desenvolver e mobilizar competências e talentos, proporcionando a existência de equipas coesas e abertas à mudança e inovação.

Atuar com ética e respeito pela comunidade e ambiente

  • Atuar de forma sustentável.
  • Postura ética e de cidadania na sua relação com a sociedade.

Visão

Ser referência de excelência no setor do papel de alta gramagem.

Missão

Desenvolver, produzir e comercializar produtos papeleiros de alta gramagem, garantindo a criação de valor para todas as partes interessadas e o desenvolvimento sustentável do negócio.

Marcos Históricos

A Fábrica manteve desde a sua fundação uma atividade produtiva constante, exibindo o título de mais antiga fábrica de papel do país. Veja alguns dos nossos marcos históricos.

1716
1875
1974
1986
1994
1997
1998
1999
2000-02
2003
2005-06
2007
2008
2010
2012
2013
2017

A instalação do primeiro engenho de papel no lugar do Penedo (Lousã) remonta a finais do século XVII. A data efetiva da sua origem continua a ser uma incógnita. Em Pauta da Alfândega de Lisboa de 1698 é mencionado o papel produzido na Lousã.

Contudo, apenas no início do século XVIII, o genovês José Maria Ottone obteve alvará régio de D. João V para instalar no Penedo (Lousã) uma fábrica e abastecer de papel a Universidade de Coimbra.

A constituição da Companhia do Papel do Prado. Entre 1875 e 2003, a fábrica de papel do Penedo fez parte de um universo industrial que incluiu unidades fabris em Vale Maior, Marianaia e Tomar.

Nacionalização da Companhia do Papel do Prado, integrada no Grupo Portucel.

Profunda modernização da máquina de produção.

Iniciada a produção de papel com as duas faces iguais, por via do investimento numa 2ª mesa plana.

Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9002:1994).

Continuidade da aposta no desenvolvimento tecnológico e eficiência do aparelho produtivo, com a aquisição de gerador de vapor com cogeração, sistema de alimentação do pulper e linha de fibra secundária.

Disponibilização de produtos texturados com a aquisição de uma gofradora.

Processo de reprivatização da Companhia do Papel do Prado, S.A.

Resposta aos desafios ambientais e de eficiência energética: reforço da captação e tratamento de águas frescas (ETA); cozinha de colas; complemento da ETAR / ozonização; ETAR / tratamento secundário; cúpula de secaria e sistema aerotérmico.

Automatização da linha de embalagem e aquisição de nova máquina de empacotar, incrementando a produtividade e garantindo uma embalagem de elevado standard.

Investimento em armazém de produto acabado semiautomático e respetivo software que permitiu garantir maior rapidez e disponibilidade de produtos para o mercado.

Constituição da Prado - Cartolinas da Lousã, S.A. a 13 de junho de 2003, como resultado da cisão da Companhia do Papel do Prado, SA.

Investimentos relevantes ao nível da modernização do computador de processo, da reutilização do efluente fabril /redução do consumo água fresca e da remodelação dos circuitos cabeça de máquina e mesas de fabricação.

Obtida Licença Ambiental na sequência da Diretiva Europeia PCIP – Prevenção e Controlo Integrado da Poluição.

Investimentos diversos sendo o mais relevante a remodelação das prensas húmidas.

Certificação do Sistema de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:2004).

Certificação da cadeia de responsabilidade florestal (FSC-STD-40-004 e PEFC ST 2002:2010).

Instalação de um novo gerador de vapor (redução em cerca de 8% do consumo de gás natural).

Remodelação na cortadeira permitindo um aumento de capacidade.

Lançado o produto Prado Digital.

Atualização do QCS (quality control system) e DCS (distributed control system), resultando numa centralização dos dados de controlo de processo e na melhoria do interface e funcionalidades do mesmo.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.